Ortodontia

Ortodontia

A Ortodontia é a área da medicina dentária que detecta, previne e corrije o conjunto de anomalias da posição dentária que impedem uma correcta oclusão, alinhamento e estética das arcadas dentárias.

Os tratamentos dentários nesta área são cada vez mais populares entre os jovens , ao contrário do que se verificava no passado. A procura de soluções estéticas usando esta área por adultos e jovens adultos tem crescido bastante nos ultimos anos.

A Ortodontia nas Clínicas Dental Fusion é desenvolvida utilizando o conceito:

"Não se poêm aparelhos, criam-se sorrisos."

 

Existem tratamentos com indicação para Aparelhos Fixos ou Removíveis, deve recorrer a um Médico Especialista nesta área para um melhor aconselhamento, nas nossas clínicas a maioria dos casos são resolvidos com Aparelhos Fixos Estéticos (transparentes quando sorri), no entanto lembre-se cada caso é um caso, não se pode generalizar.

Para muitas pessoas, a preocupação com a estética durante o tratamento ortodôntico é um elemento fundamental a ter em conta, sempre que, seja por razões profissionais ou de simples comodidade e discrição, o paciente não se sente bem com a utilização de um aparelho.

O Aparelho Lingual (colocado na face interna dos dentes) vem se afirmando como principal solução de ortodontia invisível, pelo facto de oferecer excelentes resultados.

 


Aparelhos Ortodônticos (Cuidados e Deveres)



O paciente deverá deixar de usar os dentes anteriores (da frente), para cortar alimentos (cenoura, maçã, sandes). A sua alimentação deverá ser cuidada, durante o tratamento, evitando alimentos duros (torradas, cenouras cruas, entre outros) e pegajosos (pastilhas elásticas, gomas, caramelos, pipocas, rebuçados…), porque poderão partir ou danificar os componentes do aparelho.

O que fazer se um componente do aparelho se descolar (danificar)? 
Embora a colagem destes componentes seja feita com resina de alta resistência, por vezes devido a má posição dos seus dentes ou durante a mastigação de um alimento pode haver deslocamento de algum dos elementos dos seus aparelhos.
Se isto acontecer, não é preocupante, mantenha a calma, apenas deve ligar para a Clínica e seguir as instruções que lhe forem dadas. Os componentes descolados devem ser reposicionados num espaço de três semanas.

O que fazer se uma ponta do aparelho ortodôntico estiver a magoar?
À medida que vai existindo movimentação dentária, é normal que isto suceda. Não desanime! Use a cera de protecção que lhe foi recomendada ou entre em contacto com a Clínica, de forma a tranquilamente solucionar o problema.

 

HIGIENIZAÇÃO

A Higienização dos dentes com aparelho fixo deve ser feita imediatamente após as refeições. Deve evitar, as bebidas gaseificadas, doces ou mesmo ácidas, (como sumo de laranja natural), doces e açúcares, visto que podem aumentar o risco de cáries.
Coloque a escova num ângulo de 45º, em relação à gengiva, pressione levemente durante a escovagem, com movimentos curtos de vai e vem, e limpe cada grupo de dois ou três, por aproximadamente de 10 segundos. Faça o mesmo movimento nas superfícies internas e externas dos dentes, não esquecendo as superfícies de mastigação.
Termine limpando em redor do aparelho, escovando primeiro a parte superior, e depoisa inferior, escove com cuidado e atenção para não quebrar, nem danificar qualquer das braquetes ou arcos.
A escova deve ainda servir para massajar as gengivas e lavar a língua.

Nota: Lembre-se a escova deve ser trocada de cada dois ou três meses.

 

ESCOVILHÃO DENTÁRIO

O escovilhão é uma escova interdentária, sendo um instrumento eficaz na remoção de placa bacteriana. (existem vários tamanhos).
Como usar: O escovilhão deve ser humedecido com água e pasta dentífrica, antes de se colocar entre os dentes. Depois é só iniciar a escovagem, formando um ângulo de forma a manter o escovilhão sempre em contacto com a gengiva, executando movimentos de vai e vêm. Durante a escovagem deve-se ir limpando o escovilhão como água, de modo a retirar os restos de placa bacteriana que vão acumulando-se nas suas cerdas.
Após a devida higienização dentária, deverá fazer todos os dias de manhã e à noite o bochecho do colutório com flúor.

Marcar Consulta